aula de Quimica    
O Agrupamento Gil Eanes em Lagos com o seu Clube de Ciência Viva nas Escolas ofereceu à comunidade educativa uma aula de Quimica muito interessante, interativa e divertida 💫🗯💦💥🥼🥽💣👓⏳🌡🔥
As Aulas de Química  podem ser Emocionantes e Divertidas 👌🤩
A Fabrica Ciência Viva de Aveiro, criou mais  um dia SUPER ESPETACULAR na Gil Eanes em Lagos. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Para dois públicos diferentes: 
Manhã: 100 alunos - 1° Ciclo de Chinicato, 3° Ciclo das Naus (7° I) e da Gil Eanes (9° H) e Secundário da Gil Eanes (10° C e 12° C:
Tarde: 100 alunos - 3° Ciclo (8° E , 8° F e 9° C) e Secundário (10° A, 10° B e 12° A).
Vários professores, parceiros de diferentes áreas  de ensino, presentes.
Muito Agradecidos à Fabrica Centro de Ciencia Viva de Aveiro por tornar a Ciência/Química  tão EMOCIONANTE, ESPETACULAR E DIVERTIDA.
Siga o desenvolvimento do Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo" -
Projeto transversal e multidisciplinar do Clube de Ciência Viva nas Escolas.
A Coordenadora do Projeto
Raquel Sarmento Silva
 Workshop de Arduino II    

As Atividades do Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo" continuam 👌

Dia 13 de novembro realizou-se o 2° Workshop de Arduino no Centro de Ciência Viva de Lagos.

Um grupo de 11 alunos, respetivamente do 10° A, do 11° G_MI e 12° D , encontram-se a conhecer e a explorar as potencialidades do Arduino.

ARDUINO é uma plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.

O objetivo do projeto é criar ferramentas acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de usar por principiantes. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas.

Esta ferramenta vai ser desenvolvida e construída por um grupo de alunos do 10° A, 11° G_MI e 12° D, com a colaboração dos professores do Clube de Robótica (em construção na Escola Gil Eanes) e os Parceiros deste Projeto, Centro de Ciência Viva de Lagos.

Sigam o desenvolvimento deste Projeto do Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, integrado na Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, com o Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo" 🌿🌱🍂🍃🕸🐉🦎🦟🐾🕷🦗😃👍

 

 

 Fisica Viva  

 

O Agrupamento Gil Eanes, em Lagos, com o seu Clube de Ciência Viva nas Escolas ofereceu à comunidade educativa uma aula de Física  diferente.

As Aulas de Fisica podem ser Emocionantes e Divertidas.

A Fabrica Ciência Viva de Aveiro, criou um dia ESPETACULAR na Escola Gil Eanes, em Lagos.

Para dois públicos diferentes: 

Manhã: 100 alunos - 1° Ciclo de Odiáxere (1° e 2° anos), 3° Ciclo das Naus (7° ano) e Profissional (12° C).

Tarde: 100 - alunos do Secundário (11° A, B, C), do Profissional (11° G e 12º D) e do PCA.  

Vários professores, parceiros de diferentes áreas  de ensino, presentes.

Muito Agradecidos à Fabrica Centro de Ciencia Viva de Aveiro por tornar a Ciência/Fisica, tão EMOCIONANTE, ESPETACULAR E DIVERTIDA. 

Siga o desenvolvimento do Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo" - 

Projeto transversal e multidisciplinar do Clube de Ciência Viva nas Escolas, em estreia articulação com a Biblioteca Escolar.

A Coordenadora do Projeto 

Raquel Sarmento Silva

 

 Workshop de Arduino I    

O Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo" desenvolve-se transversalmente e multidisciplinarmente.

Nestas diversas vertentes necessita de uma grande componente científica.

Uma delas é a necessidade de mensurar variáveis quando se estudam os aquíferos subterrâneos, os espaços envolventes, ou quando se pretende estudar os animais cavernícolas.

De modo a tornar isso possível um grupo de alunos vai construir instrumentos de medição, utilizando o ARDUINO ASSOCIADO A SENSORES DE MEDIÇÃO DE DETERMINADAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS, COMO A TEMPERATURS, PRESSÃO, HUMIDADE, ULTRASONS, ETC.

ARDUINO é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring , e é essencialmente C/C++.

O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas.

Esta ferramenta vai ser desenvolvida e construída por um grupo de alunos do 10° A, 11° H_MI e 12° D_IA, com a colaboração dos professores do Clube de Robótica (em construção na ES Gil Eanes) e os Parceiros deste Projeto, Centro de Ciência Viva de Lagos.

Sigam o desenvolvimento deste Projeto do Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, integrado Na Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, com o Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo" 🌿🌱🍂🍃🕸🐉🦎🦟🐾🕷🦗😃👍

 

 

 Encontro de lancamento da Rede    

CLUBE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA

Encontro de Lançamento da Rede - Ano letivo de 2019 - 2020

15 de outubro - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

"Os Clubes Ciência Viva são uma oportunidade para fazer a diferença 😉

Por uma educação cientifica que permita a compreensão dos fenômenos, acontecimentos que compõem o mundo físico, biológico e social, a partir de atividades práticas e experimentais que se alicercem em temas transversais do quotidiano dos alunos e do mundo que os rodeia.

Formar cidadãos responsáveis, críticos e autonomos, capacitados e capazes de evoluir na sociedade digital e em permanente mudança em que nasceram.

Texto da comunicação, Terra Finita: Escolhos, Escolhas. pelo Prof. Associado com Agregação na Universidade de Lisboa, ex-presidente da Society for Geology Applied to Mineral Deposits, Presidente do Centro de Ciência Viva do Lousal, Jorge M.R.S. Relvas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa