Palestra III Expedicao em Timor    

Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos acontece...

Palestra, no dia 11 de outubro de 2019, com a cientista bioespeleologa, a Doutora Ana Sofia Reboleira, que nos presenteou no final da sua espetacular Palestra, um filme de uma sua Expedição às profundezas de Timor.

Convidamos-vos a assistir a esta belíssima reportagem

๐Ÿ‘๐Ÿ˜ƒ

๐Ÿฆ—๐Ÿ•ท๐Ÿพ๐ŸฆŸ๐ŸฆŽ๐Ÿ‰๐Ÿ•ธ๐Ÿƒ๐Ÿ‚

 

 

 Palestra III Doutora Ana Sofia Reboleira    

Cientista vem à Escola, AEGE em Lagos ๐Ÿ˜

A Cientista Bioespeleologa Doutora Ana Sofia Reboleira, coordenadora científica do projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo", no dia 11 de outubro de 2019, veio à Escola Secundária Gil Eanes de Lagos presentear-nos com uma Excelente Palestra ๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘๐Ÿ‘

Agradecemos profundamente a Doutora Ana Sofia Reboleira que veio propositadamente da Dinamarca onde reside, leciona e investiga, mais especificamente na Universidade de Copenhagen, Natural History Museum of Denmark.

A cientista alertou e informou a comunidade educativa que o Algarve é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea e é importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.

A cientista deu a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afoticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistemicos.

Tratando-se de ecossistemas de características únicas, o seu "estado de saúde " é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superfície.

Longe da vista e, frequentemente, do coração, os ecossistemas subterrâneos estão a ser uma oportunidade de aliar conhecimento de todas as disciplinas da área científica e da área geral e da área artística, derrubando barreiras que, embora artificiais, tendem a compartimentar conhecimentos nas cabeças dos nossos alunos.

Mais uma vez se provou que ser possivel aliar e complementar conhecimentos desde idades muito jovens (1° ciclo) até aos mais velhos (secundário).

Estamos muito Felizes por toda a PARTILHA que se verificou no dia 11 de outubro com a Palestra da cientista Doutora Ana Sofia Reboleira.

Acompanhe, partilhe e participe nas Atividades do Clube de Ciência Viva no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos

๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿ•ท๐Ÿ›๐Ÿฆ‹๐Ÿฆ–๐ŸฆŸ๐Ÿฆ—๐Ÿฆ๐Ÿ˜

 

 

 Palestra III apresentacao do 1 ciclo    

O dia 12 de outubro de 2019 foi um dia muito especial para o Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, e o seu Clube de Ciência Viva, com o seu projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo".

A transversalidade do projeto e a coadjuvancia no seu melhor ๐Ÿ˜

Os meninos do 1° ano da professora Patrícia Moutinho e do 2° ano do professor David Oliveira, da Escola Básica de Odiáxere, BRILHARAM com a sua atuação de boas vindas à cientista bioespeleóloga Doutora Ana Sofia Reboleira, da Universidade de Copenhaga na Dinamarca, e coordenadora cientifica do nosso projeto.

Os professores Patricia Moutinho, David Oliveira, José Bago d' Uva, Carla Bouça e a Sra assistente operacional Anabela Martins estão de Parabéns pelo Excelente trabalho que realizaram com os alunos do 1° e do 2° ano.

Foi um momento Perfeito, Emocionante e Lindíssimo ๐Ÿฅฐ๐Ÿ˜๐Ÿฆ๐ŸฆŸ๐Ÿฆ—๐Ÿ›๐Ÿ•ท๐Ÿพ๐Ÿฆ‹

 

 

 gruta Ammar    

As aventuras continuam com os alunos envolvidos no Projeto da "Biodiversidade do Algarve Profundo".

Ontem, dia 10 de outubro de 2019, um grupo de alunos do 3° Ciclo, Secundário e Profissional partilharam uma aventura espeleológica à gruta do Ibn' Ammar, na Mexilhoeira da Carregação.

Visita sob coordenação técnica das Atividades de espeleologia do Centro de Estudos Subterrâneos, CES, Dr. Carlos Filipe e sob coordenação científica pela cientista Bioespeleóloga, Doutora Ana Sofia Reboleira, da Universidade de Copenhagen na Dinamarca.

No Algarve, as estigofaunas habitam águas que circulam nos maciços calcários, mais ou menos carsificados, o que, dada a facilidade com que esta circulação se processa pelos espaços amplos resultantes da dissolução da rocha, as expõe a um conjunto de potenciais agressões resultantes da alteração de parâmetros fisico- quimicos ambientais específicos.

Tratando-se de ecossistemas de caracteristicas únicas, o seu "estado de saúde" é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superficie.

O Algarve é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea e é importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.

Continuem a seguir os desenvolvimentos do nosso projeto ๐Ÿ˜‰๐Ÿพ๐Ÿ•ท๐Ÿ›๐Ÿฆ—๐ŸฆŸ๐Ÿฆ

A coordenadora do projeto

Raquel Sarmento Silva

 

 Serra de Aires e Candeeiros    

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos e o Projeto da Rede de Clubes da Ciência Viva nas Escolas com o seu Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo", continua com as suas Atividades.

A Expedição à Serra de Aire e Candeeiros nos dias 7 e 8 de outubro de 2019 com 41 alunos do 3° Ciclo e do Secundário foi repleta de novidades:

* Visita à gruta de St. António;

* Congresso com os " Cientistas Palmo e meio", na Escola Básica de Alcanede (Concelho de Santarém) que contou com a participação de 500 pessoas com 7 Apresentações de grupos de trabalho dos "Cientistas de palmo e meio" de diferentes escolas;

* Visita ao Centro de Interpretação Subterrânea da Gruta "Algar do Pena";

* Visita aos trilhos de dinossaurios da Jazida de icnitos de Vale de Meios.

Foi um programa cheio de novidades e muito entusiasmo.

"A Biodiversidade do Algarve Profundo" , com uma das suas equipas, viajou hoje, dia 7 de outubro de 2019, com um grupo de alunos do 3° Ciclo e do Secundário até à Serra de Aires e Candeeiros.

Depois de instalados no Centro de Ciência Viva do Alviela dirigimos-nos às grutas de Santo António, onde nos maravilhamos com a beleza das salas de estalagmites e estalactites. O Modelo Cársico em todo o seu esplendor.

A ação das águas subterrâneas nos maciços calcários durante milhões de anos oferecem-nos hoje um espetáculo estonteante.

O calcário seria impermeável não fossem as pequenas fendas que a superficie apresenta e a que se dá o nome de Diaclases. Ora esta rocha é muito vulnerável à ação quimica da água. A água que fica retida nas Diaclases vai dissolver o calcário e vai alargar estas fendas. É por esse motivo que esta rocha acaba por ser muito permeável. As formas que vão ser modeladas noa calcários vão depender da progressão da erosão. As estalactites, estalagmites e outras formações formadas por gotejamento são consideradas não só como resultantes de evaporação mas também porque quando a água subterrânea que circula sob pressão na rocha acima da caverna, atinge a caverna e perde dióxido de carbono por abaixamento de pressão, resultando que parte do bicarbonato passa a carbonato que é menos solúvel e geralmente isso acontece na extremidade de urna saliência sobre a água pinga e flui.

Siga o projeto da Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas do Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos ๐Ÿ‘๐Ÿพ๐Ÿพ๐Ÿฆ‹๐Ÿ›๐ŸฆŸ๐Ÿ•ท๐Ÿฆ—๐Ÿ˜Š