Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Voando nas Asas de um Bando de Poetas

Bando9

Bando4

 

Bando8

Bando7 

 
12.º ano do Curso de Artes
O BANDO QUE GANHOU ASAS
 
Os alunos “finalistas” de Artes da Escola Secundária Gil Eanes apresentaram a obra “Voando nas Asas de um Bando de Poetas”, em pleno Centro Cultural de Lagos. Poemas, música e dança marcaram o fim de tarde do último dia de junho de 2021, rematado com a inauguração da exposição “Bando de Artistas”, que encerrou um evento para mais tarde recordar.
 
Como todas as boas ideias, o nascimento deste projeto começou por ser aparentemente uma obra do acaso. A explicação foi dada por Fernando Ildefonso, professor de Filosofia deste grupo de alunos no 10.º e 11.º ano: “Alguns alunos queriam sair mais cedo e eu coloquei uma condição prévia para que isso acontecesse: teriam de fazer um poema e só depois poderiam sair. Gradualmente, aos poemas foram sendo somados desenhos e outros pequenos textos. Foi assim que tudo começou, logo no início do percurso do secundário. Hoje, três anos depois, os resultados estão à vista”.
 
Neste ano letivo, o último no nosso agrupamento para todo o “bando”, Fernando Ildefonso já não era professor da turma porque a Filosofia não faz parte do programa do 12.º ano de Artes. Mas nem assim o projeto caiu: “Nem acreditamos que acabamos o 12.º ano e já temos um livro editado”, referiu no agradecimento final Anastácia Moreira, delegada de turma e um dos motores desta realização. “Nunca baixámos os braços – continuou a aluna, visivelmente entusiasmada – e, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia que quase impedia a realização deste evento, não desistimos e nunca deixámos de acreditar que era possível”.
 
A verdade é que, três anos depois de tudo começar, é hoje possível ler esta obra que reúne um belo conjunto de poemas que cruzam e entrecruzam a poesia com a filosofia, devidamente ilustrados por obras dos próprios e de outros colegas, num trabalho coordenado pela professora Maria Clara Encarnação, que deu origem à exposição “Bando de Artistas”, patente no Centro Cultural de Lagos até 31 de julho.
 
MÚSICA, CANTO, DANÇA E ILUSTRAÇÃO
 
Quanto ao evento em si, realizado dentro de apertadas normas de segurança e distanciamento social, foi uma excelente forma de voltar a juntar a comunidade escolar e as forças vivas da cidade.
 
A organização ficou a cargo do “Grupo dos Amigos de Lagos”, instituição parceira do Agrupamento de Escolas Gil Eanes que, com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de São Gonçalo e Intermarché de Lagos, levou a cabo um evento marcado por forte simbolismo e emoção, ou não se tratasse de um “até sempre” para alunos que, neste fim de ciclo, deixam agora o ninho para poder voar pelos céus das suas próprias vidas.
 
A música esteve sempre presente, acompanhando a leitura de textos e apontamentos de dança a cargo de Catarina Filipe e João Correia, com particular destaque para a voz de Amaro Romão, que apanhou de surpresa quem ainda não conhecia as suas capacidades artísticas.
 
Presente no evento esteve a vereadora com o pelouro da Educação, Sara Coelho, que resumiu o sentimento geral numa única frase: “É um orgulho perceber que, em Lagos, continuamos a produzir arte de qualidade e que as nossas escolas são uma referência. A Câmara Municipal de Lagos estará sempre presente e apoiará todos os que aqui nascem ou escolhem Lagos como sua casa”.
 
Para quem não pôde estar presente, fica o convite a que visitem a exposição e adquiram o livro junto do Grupo de Amigos de Lagos. Para o fim, deixamos o mais importante. Os nomes de todos os artistas que agora partem, levantando voo e saindo do seu ninho, rumo à concretização dos sonhos típicos de quem tem toda uma vida à sua frente.
 
Autores da Obra: Alexandre Craveiro; Anastácia Moreira; Carolina Sousa; Catarina Filipe; Íris Nicolau; Jamila Rocci; João Correia; Kevin Guerreiro; Lara Lima; Leon Scnheider; Mike Romano; Mislaine Pereira; Rafaela Seabra; Soraia Calixto; Taíssa Silva; Tomás Oliveira
 
Exposição “Bando de Artistas”: Amaro Romão; Anastácia Moreira; Carolina Sousa; Catarina Filipe; Íris Nicolau; Jamila Rocci; João Correia; Lara Lima; Leon Scnheider; Mike Romano; Mislaine Pereira; Ricardo Correia; Taíssa Silva; Tomás Oliveira
 
     
     
     

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos