Account
Please wait, authorizing ...
×

Artigos

Erasmus - Luzes, Câmara, Ação

Erasmus Huesca1

 

Erasmus Huesca2

Erasmus Huesca3 

 

Erasmus – Ameaças e oportunidades na ´net´ estudadas em Huesca

 

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Gil Eanes está, por estes dias, na cidade aragonesa de Huesca, em Espanha, para a concretização de um projeto englobado no programa Erasmus, que visa o combate à má influência dos conteúdos online e ao desemprego juvenil.

Assim, quatro estudantes do nosso agrupamento estarão em Espanha até ao final da corrente semana, envolvidos num projeto “concebido para utilizar o entusiasmo dos estudantes e funcionários pelas modernas tecnologias de informação e comunicação”, “orientando-os para objetivos educacionais e, possivelmente, para carreiras futuras”, como se pode ler no programa oficial.

Ao longo dos próximos dias, o grupo dirigido por Mário Guedes ficará a conhecer de perto o fenómeno dos youtubers, os riscos e as ameaças que a internet esconde, mas também as oportunidades criadas por este novo mundo e perceber que caminhos poderão ser trilhados a fim de canalizar as suas competências para, eventualmente, poderem ser no futuro bons influenciadores dos seus pares, além de poderem ter nesta área uma saída profissional futura, caso assim o desejem.

Mas não se pense que o projeto abarca apenas a vertente dos alunos, uma vez que também a classe docente é visada neste processo formativo, face à necessidade de permanente adaptação a um mundo em mudança permanente na área das novas tecnologias.

Com isso em mente, o objetivo do projeto foi claramente definido: “estudar a aplicação de práticas inovadoras na era digital”, tendo como prioridade a promoção da educação empresarial e o reforço dos perfis das profissões docentes.

Recorde-se que este projeto tem como coordenação europeia o Istituto Secondario di 1º Grado Petrarca - Padre Pio de San Severo (Foggia, Itália), tendo como parceiros cerca de 20 alunos das escolas Osnovna skola "Sveti Sava" (Sérvia), Kardelen Ortaokulu (Turquia), Colégio Salesiano San Bernardo (Huesca, Espanha) e a Szkola Podstawowa nr 3 im. Elizy Orzeszkowej w Zamosciu – (Polónia), e do nosso agrupamento escolar em representação do nosso país.

     
     

Opções Desporto Escolar 2021-2022

Desporto escolar 21 22 finala
 
   
     

Mensagem da Diretora do Agrupamento

 Pcouto Foto

 

 

 

Logtipo do AEGE

        

Caros Agentes Educativos,

 

Dirijo-me a todos vós, enquanto responsável pelo nosso Agrupamento de Escolas, com o objetivo de desejar um ótimo ano escolar a todos os envolvidos, sejam eles pessoal docente e não docente, encarregados de educação ou alunos.

 

Como bem sabem, os últimos dois anos não foram fáceis. A pandemia que atravessámos exigiu o máximo de todos nós, porque a Escola, tal como a defendemos, deveria ser sempre um espaço de encontro, de contacto, de proximidade. Não se aprende só nas aulas, porque muitas das competências que se adquirem no ambiente escolar extravasam os programas curriculares.

 

Sei, enquanto professora e pessoa desde sempre interessada nas novas metodologias de ensino, que muito se perdeu. Sabemos todos. Neste momento em que a saúde pública foi defendida e que a vacinação avança em excelente ritmo, é tempo de virar a página.

 

Claro que continuaremos a ter cuidado, porque o vírus ainda anda por aí. Por isso, no ambiente escolar continuaremos a pugnar pelo uso da máscara, dentro e fora da sala de aula, além dos cuidados óbvios a nível da limpeza dos espaços e desinfeção de materiais e dos próprios agentes educativos. Paralelamente, o Ministério da Educação já deu indicações que continuará a ser feita testagem de professores, auxiliares e alunos, de forma a evitar futuros surtos.

 

Ainda assim, importa relevar que tudo leva a crer que as medidas do passado, como o isolamento profiláticos de professores e alunos, sejam muito mais criteriosas, afastando-se assim a hipótese de ausências prolongadas de turmas inteiras, como foi feito no passado.

 

É com base em tudo isto que vos falo, agora que estamos a poucas horas de iniciar um novo ano escolar, que se espera o mais normal possível. O Agrupamento, empenhado em recuperar os défices que se acumularam durante estes longuíssimos 18 meses, está a preparar um conjunto de ações e planos, de forma a poder trabalhar com todos os alunos que necessitem de apoio extraordinário.

 

Porém, só com o apoio de toda a comunidade conseguiremos lá chegar. O apelo que vos faço é este: ajudem-nos a recuperar. Ajudem os nossos alunos sempre que possam, colaborem com a Escola e os professores sempre que vos for pedido, pois este esforço tem mesmo de ser coletivo e não pode ficar apenas restrito às quatro paredes da sala de aula.

 

Estou certa que, com a colaboração de professores, encarregados, auxiliares, alunos e instituições públicas e privadas do concelho, o Agrupamento de Escolas Gil Eanes irá conseguir responder – como sempre tem feito – aos desafios desta época tão especial.

 

Bom Ano Escolar a todos vós e não se esqueçam de acompanhar as nossas atividades através do nosso site, página de Facebook e Instagram.

 

Vamos a isso. Somos #FamíliaGilEanes com muito orgulho!

 

Paula Couto

Diretora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes 
     

Informação Pré-Escolar e 1º Ciclo

 images 2021 09 15T122637.944    

Regresso às Aulas

 

Informação aos Encarregados de Educação


A partir da próxima quinta-feira, dia 16 de setembro, têm início as primeiras reuniões entre os professores e os encarregados de educação, a fim de preparar o arranque do ano letivo que está prestes a começar.


O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, além de dar as boas-vindas a todos e todas os que pela primeira vez se juntam a nós, vem por este meio deixar este conjunto de notas importantes, sobretudo para os encarregados de educação das crianças do pré-escolar e primeiro ciclo que dão início a esta nova jornada das suas vidas:


Educação Pré-Escolar (Jardins-de-Infância)


No dia 16 de setembro, entre as 10h30 e a as 11h30, haverá o primeiro contacto com a escola. Nesse dia, as crianças irão conhecer a escola e as suas educadoras, sendo possível estarem acompanhadas pelo encarregado de educação (apenas só uma pessoa, em virtude das regras em curso). 


Não há qualquer necessidade de, nesse dia, as crianças irem munidas de material escolar. Só a partir do dia seguinte isso será solicitado, sendo que a lista de materiais será dada pela(s) educadora(s).


Primeiro Ciclo


Tal como já sucedeu no ano passado, no primeiro ciclo haverá lugar a dois momentos de encontro. O primeiro, dia 16, de acordo com os horários que poderá ver aqui, será com os encarregados de educação, não estando presente o/a aluno(a).


Depois, já no dia seguinte, segundo os horários que poderá confirmar aqui, será feita a receção aos alunos, sem a presença dos encarregados de educação, de novo em função das regras de distanciamento ainda em vigor. 


Todas as informações relativas à organização e funcionamento das escolas, bem como o material escolar necessário, serão transmitidas pelo(a) professor(a) na reunião com os encarregados.


O Agrupamento de Escolas Gil Eanes aproveita também para informar que, de acordo com as indicações recebidas por parte do Município de Lagos, as AEC’s (Atividades Extra Curriculares) terão início a partir do dia 1 de outubro.


O AEGE dá as boas vindas a todos vós e deseja um ano letivo cheio de sucessos. A partir de agora, também vocês já fazem parte da #FamiliaGilEanes

EB1 Chinicato: Alteração de Horários

 Chinicato1  

Reunião com Encarregados de Educação - EB1 Chinicato

 

Alteração de horários

 

A Escola Básica do Chinicato vem, por este meio, comunicar a todos os Encarregados de Educação que teve de fazer uma pequena alteração aos horários que estavam previstos para a reunião com os pais de preparação para o novo ano letivo.

 

Novos Horários:

1.º/3.º N – 9h00 – Professor Nuno Campos

2.º O – 11:00h – Professora Ana Teresa Costa

4.º P  – 12:00h – Professora Liliana Fernandes

 
     
     

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos