Account
Please wait, authorizing ...
×

Artigos

Vacinação de agentes educativos avança

 vac1    

A vacinação de docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas Gil Eanes irá arrancar já no próximo fim-de-semana (27 e 28 de março), iniciando-se o processo com os profissionais das escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância do agrupamento: Ameijeira, Bensafrim, Chinicato, Odiáxere e Sophia de Mello Breyner.

O local escolhido para a vacinação foi o pavilhão da Escola Secundária Júlio Dantas, uma vez que este processo, da responsabilidade da Task Force, envolverá ambos os agrupamentos do concelho.

Na passada semana, o Agrupamento forneceu à “Task Force” os dados de todos os docentes, não docentes e outros técnicos com funções presenciais nas escolas do agrupamento para a elaboração do «Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal», A partir deste momento, será a “Task Force” a liderar todo o processo, saindo o mesmo da alçada direta do Ministério da Educação.

Este é mais um importante passo para que o ensino presencial se faça com toda a segurança, num momento sensível onde vários países europeus enfrentam novas vagas da pandemia. Recorde-se que, em abril, será a vez dos profissionais dos restantes níveis de ensino, cujas aulas presenciais regressam a partir dos dias 5 (2.º e 3.º ciclo) e 19 (secundário).

Testes rápido COVID-19

20210318 120659    

Mais de 120 profissionais testados

67 docentes e 57 não docentes do nosso Agrupamento foram testados nesta quinta-feira, 18. Dentro de 24h, começam a saber-se os resultados.

Tal como noticiámos ontem, começaram hoje, 18 de março, os testes rápidos ao pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Gil Eanes.

Para já, foram testados 67 docentes e 57 não docentes, num total de 124 profissionais, sobretudo das escolas de primeiro ciclo e jardins-de-infância, equipamentos que, como se sabe, reabriram as suas portas na passada segunda-feira, dia 15 de março.

Da responsabilidade da empresa Joaquim Chaves Saúde e coordenados pela ARS Algarve, os testes rápidos decorreram a bom ritmo, sendo que os resultados começarão a ser conhecidos em 24 horas, pelo que até final da semana poder-se-á fazer um balanço da operação.

Recorde-se que esta medida, aprovada em Conselho de Ministros, é uma das formas de assegurar a reabertura do ensino presencial com toda a segurança possível, isto num momento em que o País – e o concelho de Lagos em partícula – registam dados muito animadores no que ao número de novas infeções diz respeito.

Até meados de abril serão ainda testados os profissionais do 2.º e 3.º ciclo, sendo que em maio será a vez de docentes e não docentes do secundário, último nível de ensino a regressar à escola física (a partir do dia 19 de abril), de acordo com o Plano de Desconfinamento aprovado pelo Governo.

20210318 121120   20210318 121257

Exposição "Oceano Azul"

 99       

A exposição "Oceano Azul" já está aberta na Escola Básica das Naus, mas dada a situação atual, foi realizada esta mostra virtual que partilha o trabalho dos alunos dos 5.º A, B, C, D e F no âmbito da Educação Ambiental (Cidadania e Desenvolvimento) em articulação com Educação Visual. O projeto visa alertar para os problemas da poluição dos mares na nossa costa e Oceano Atlântico, assim como para o estatuto de conservação de algumas espécies da fauna marinha.

 

Cartaz da Exposição (aqui)

 

https://www.artsteps.com/view/603d0813486656665ba3391b
100   101

Covid-19 Testes Rápidos

 Teste covid  

Covid-19

Testes rápidos arrancam nas escolas do Agrupamento

No dia 18 de março, quinta-feira, arrancam os testes rápidos no nosso agrupamento, dando seguimento à deliberação do Conselho de Ministros da passada semana.

Para já, nesta primeira fase, serão testados todos os docentes e não docentes das escolas do primeiro ciclo do agrupamento (Ameijeira, Bensafrim, Chinicato, Odiáxere e Sophia de Mello Breyner), bem como de todos os educadores dos jardins-de-infância da Ameijeira e Sophia de Mello Breyner.

Segundo os dados que nos chegaram do Ministério da Educação, a próxima fase de testes será depois entre 5 e 9 de abril (2.o e 3.o ciclos), seguindo-se o secundário entre 3 e 7 de maio, desconhecendo-se se os testes aos alunos serão também efetuados a larga escala ou se apenas nos concelhos com índice de risco elevado ou muito elevado.

 

G@P_Online: Os jovens e as tecnologias

 gap online    

“Os jovens e as tecnologias: o que os pais/EE precisam de saber e como poderão atuar”

11 de março, 18h30 - Plataforma Zoom

Com a presença da psicóloga Ana Cupertino,

do Gabinete de Apoio a Jovens e Envolventes (GAJE)**

**Gabinete que integra a Equipa Técnica Especializada de Prevenção (ETEP) da DICAD - Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências

O uso abusivo de jogos, redes sociais, internet e ecrãs é uma preocupação para muitas famílias nos dias de hoje. Qual a diferença entre o uso normal e o uso patológico das tecnologias? Quais os sinais de alerta? Como prevenir? O que fazer?

A próxima ação com Encarregados de Educação irá tentar responder a estas e outras questões.

Contaremos com a presença da psicóloga Ana Cupertino, especialista na área das dependências, com e sem substância.

Para se inscrever nesta ação, clique aqui. O link da sessão zoom será enviado posteriormente por email.


Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos