Account
Please wait, authorizing ...
×

Artigos

ART LAB - Oficinas de Som, Serigrafia e Fotografia

logo lac     

ART LAB

ART LAB – Laboratórios de Experimentação Artística

Na sequência da parceria há muito estabelecida entre o nosso Agrupamento e o LAC - Laboratório de Artes Criativas de Lagos, a Escola das Naus irá acolher durante o mês de maio três workshops que estão abertos à participação de todos.

Tudo tem início já amanhã, dia 6 de maio, com o Laboratório de Som, protagonizado por Nuno Murta, que decorre até dia 7. Nesta oficina, a ideia é explorar, de forma experimental, diferentes formas de produzir, captar e manipular o som, desde os orgânicos aos eletrónicos.

Já de 19 a 21 de maio, sob comando de Verena Bastos e Nuno Ribeiro, é a vez da Serigrafia estar em destaque. Aqui, os participantes irão aprender a criar uma composição criativa através da serigrafia, começando por simples experiências em papel que permitirão uma compreensão inicial desta técnica.

Por fim, de 26 a 28 de maio, para os amantes da fotografia nada melhor que aprender mais  com José Cabral Silva, que irá explicar a todos que fotografar é mais do que clicar no botão do aparelho, seja ele câmara fotográfica ou não. Isto porque uma boa imagem depende de inúmeros factores de ordem visual e técnica.

 




 

 

 

     

Reserva de Refeições: 2.º e 3.º Ciclos

 imagem reserva refeicoes  

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes vem por este meio informar que, a partir de hoje, já é possível efectuar as reservas das refeições dos alunos do 2.° e 3.° Ciclo, cujas aulas se iniciam na próxima semana.

Esta medida aplica-se quer aos alunos da Escola das Naus, quer aos alunos do 9.° ano que frequentam a Escola Secundária Gil Eanes.

Recordamos que, como sempre, as ementas estão disponíveis no site do agrupamento em 

https://aegileanes.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=69&Itemid=380

"PÉ no PEDAL em LAGOS"

     

pe pedal

 

Na foto, da esquerda para a direita:
Custódio Moreno – Diretor Regional do IPDJ,
 
Hugo Pereira – Presidente da Câmara Municipal de Lagos; 
Delmino Pereira – Presidente da Federação Portuguesa do Ciclismo; 
Isabel Flosa – Subdiretora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes;
José Lopes – Diretor do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

-

 

        

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO
“PÉ no PEDAL em LAGOS – A Bicicleta vai à escola”

A Câmara Municipal de Lagos, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e ambos os agrupamentos de escolas de Lagos assinaram hoje, dia 5 de maio, imediatamente antes do arranque de mais uma edição da “Volta ao Algarve”, que decorreu em Lagos, um protocolo de cooperação designado “Pé no Pedal em Lagos – A bicicleta vai à escola”.

O documento, subscrito pelo nosso agrupamento pela subdiretora Isabel Flosa, prevê a disponibilização de mais de 160 bicicletas e outros equipamentos acessórios para ambos os agrupamentos, com vista à implementação da prática do BTT no âmbito do desporto escolar, bem como apoiar “todas as práticas que ajudem a estabelecer o uso deste meio de transporte na nossa comunidade, combater patologias como a obesidade infantil e sedentarismo”, bem como aimplementação de práticas preventivas que garantam ao indivíduo a adoção de um estilo de vida ativo, fator promotor da saúde e bem-estar”, como se pode ler no documento.

Os restantes objetivos, traçados em conjunto pela FPC e pela Direção-Geral de Educação, apontam para o “desenvolvimento harmonioso e ambientalmente sustentável das localidades”, a “promoção da prática do ciclismo de forma abrangente, de forma a potenciar o uso da bicicleta em contexto escolar e, consequentemente, padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empoderadores junto das comunidades escolares”, além de procurar “tornar mais acessível e abrangente a prática do ciclismo, com qualidade e segurança e formar para a prática desportiva, recreativa e quotidiana com utilização da bicicleta”.

Todas as entidades têm um desejo comum: que no futuro haja mais prática de ciclismo na esfera do desporto escolar e mais crianças e jovens a usar a bicicleta como meio de deslocação no percurso “casa/escola”, sendo para isso fundamental reforçar a rede de pistas cicláveis do concelho, de forma a garantir a segurança de todos os utilizadores, sobretudo dos mais jovens.

 

Viver a Ciência em Lagos

 Centro Ciencia Viva    

Com o regresso das aulas presenciais ao primeiro ciclo, regressaram também as iniciativas de promoção da ciência para os alunos do 4.º ano das escolas do agrupamento, num projeto levado a cabo pelos agrupamentos de escolas de Lagos, Centro de Ciência Viva e Câmara Municipal de Lagos, que engloba só no nosso agrupamento mais de 170 crianças.

Assim, esta semana foi a vez dos alunos do 4.º ano da EB1 do Chinicato passarem uma semana muito especial porque foi vivida em pleno Centro de Ciência Viva de Lagos, um espaço único na nossa cidade, cuja importância pedagógica para os mais novos é inquestionável.

Durante todo o dia, ao longo de uma semana (com almoço e transportes incluídos da responsabilidade do Município), os potenciais futuros cientistas tiveram oportunidade de viver experiências marcantes e, quem sabe, capazes de levar muitos a escolher uma vida profissional ligada a esta importantíssima área pedagógica.

As crianças tiveram oportunidade de experiencias únicas, que vão desde a programação de robôs, aprendizagem do que são circuitos elétricos e sonoros, laboratórios de cosmética, fotografia, ou até estudar conceitos da física, lógica e ainda outros ligados ao meio ambiente e à Natureza como o circuito do mel, fauna e flora locais ou a história dos dinossauros no Algarve.

Tudo isto devidamente fardados, para que os nossos cientistas do futuro se sintam perfeitamente imbuídos no espírito científico. Em Lagos, a Ciência vive-se!

Recorde-se que antes da interrupção letiva de janeiro, já os alunos das EB1 da Ameijeira, Bensafrim e Odiáxere tinham tido a mesma experiência. Até final de maio, logo após a conclusão do projeto com a EB1 do Chinicato, será a vez da EB1 Sophia de Mello Breyner encerrar o programa no que ao nosso agrupamento diz respeito.

Veja todo o programa aqui!

 20210324 143818   20210324 143647
 20210324 143637   20210324 143052
 20210324 143047    20210324 143037
20210324 143008   20210324 142959
20210324 142647   20210324 142640
20210324 142430   20210324 142317

20210324 141938  
20210324 142402   20210324 142455

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos