Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Artigos

Projeto eTwinning “S.P.A.C.E."

etwinning
O projeto eTwinning “S.P.A.C.E.” (Space, People, Art, Culture, Environment) foi idealizado com o objetivo de integrar diferentes áreas do conhecimento, sustentadas em metodologias ativas e a dinâmicas de trabalho colaborativo, coadjuvadas por diferentes ferramentas digitais, com vista a um pleno desenvolvimento das competências do século XXI. Assim, a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico, foram elementos-chave no decorrer de todo o processo de implementação deste projeto que, como principais destinatários, teve alunos dos 12 aos 15 anos, da turma 8ºD, e incidiu sobre as “alterações climáticas”.
Paralelamente ao já referido, “S.P.A.C.E.” visou uma abordagem interdisciplinar com vista a integrar aspetos como comportamentos, cidadania e identidade digitais, estilos de vida, curiosidade pelo Espaço, pensamento crítico e idealização de planos de ação diretamente voltados para diferentes temáticas.
O objetivo último, concluído em tempos de E@D, consistiu na “fundação” de um novo planeta.
https://www.youtube.com/watch?v=_l2S0pZuekw&feature=youtu.be  

 

Festival da Canção - A Voz do Gil

festival voz do gil cartaz

Regulamento festival 1

Regulamento festival 2

Regulamento festival 3

Mobilidade Bochum - Alemanha

 Encontro Bochum  

Projeto Erasmus+ H.E.L.P.: The Truth

Entre os dias 9 e 16 de novembro realizou-se a 1.ª mobilidade deste projeto, coordenado pela docente Manuela Goes, integrando 5 alunos (entre os 12 e 13 anos) da Escola Básica das Naus e 3 docentes.

Os locais visitados foram Bochum (cidade onde se situa a escola coordenadora: Hellweg-school), Dortmund e Colónia. Os trabalhos incluiram workshops e atividades de identificação de notícias falsas e fotografias manipuladas, um peddypaper pela cidade de Bochum, a apresentação dos países parceiros e a seleção do logotipo do projeto.

O logotipo da equipa portuguesa foi o selecionado como imagem deste projeto.

O excelente acolhimento das famílias hospedeiras, o contacto com outras realidades/vivências, as amizades e as muitas aprendizagens, constituem memórias que ficarão e enriquecerão este grupo.

 

Erasmus + “European Green Planet Film Festival”

 Chegada ao Institut Vacarisses nov 2019  

Projeto europeu Erasmus + “European Green Planet Film Festival”

Trata-se de uma parceria de quatro escolas europeias para o intercâmbio e a mobilidade de estudantes: Institut Vacarisses, Espanha, país coordenador, Istituto Comprensivo “Falconara Centro”, Itália, e Szkola Podstawowa im. Jana Pawła II w Koszęcinie, Polónia e Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Portugal.

O projeto assenta em dois pilares: cinema e animação em sala de aula e a celebração de vários festivais de curtas-metragens ambientais. Os alunos trabalharão em pequenos grupos internacionais, incentivando-se a colaboração em pesquisas, entrevistas/inquéritos, utilizando para o efeito diversas ferramentas digitais. Nas mobilidades, os alunos filmarão e produzirão documentários, animações e ficções sobre o meio ambiente que serão exibidas durante o Festival.

 

Em novembro de 2019, dois professores da Escola Básica das Naus deslocaram-se ao Institut Vacarisses, comarca de Vallès Occidental, província de Barcelona, para o primeiro encontro entre as escolas parceiras envolvidas no projeto europeu. O primeiro encontro teve como principal objetivo a definição das mobilidades de estudantes e das diversas atividades a desenvolver nos dois anos de duração do projeto.

Projeto Erasmus TASTE my COUNTRY

Projeto Erasmus TASTE my COUNTRY 

 

Projeto Erasmus TASTE my COUNTRY

 

Entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro realizou-se a 1ª mobilidade deste projeto, coordenado pela docente Manuela Goes , integrando 6 alunos (entre os 9 e 13 anos) e 3 professores.
Maranello (onde se localiza a escola coordenadora), Modena e Bolonha foram os locais visitados. Ainda que as visitas incluíssem património histórico, Museu Ferrari e núcleo de exposição Maseratti, o principal tópico foi o da comida: massas, queijo parmesão e vinagre balsâmico foram os grandes temas das atividades e visitas.
Os sentidos estimulados, o excelente acolhimento das famílias hospedeiras, outras realidades, amizades e muitas aprendizagens, constituem memórias que ficarão e certamente frutificarão.

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos