Palestra III Doutora Ana Sofia Reboleira    

Cientista vem à Escola, AEGE em Lagos 😍

A Cientista Bioespeleologa Doutora Ana Sofia Reboleira, coordenadora científica do projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo", no dia 11 de outubro de 2019, veio à Escola Secundária Gil Eanes de Lagos presentear-nos com uma Excelente Palestra πŸ‘πŸ‘πŸ‘πŸ‘πŸ‘πŸ‘πŸ‘πŸ‘πŸ‘

Agradecemos profundamente a Doutora Ana Sofia Reboleira que veio propositadamente da Dinamarca onde reside, leciona e investiga, mais especificamente na Universidade de Copenhagen, Natural History Museum of Denmark.

A cientista alertou e informou a comunidade educativa que o Algarve é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea e é importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.

A cientista deu a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afoticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistemicos.

Tratando-se de ecossistemas de características únicas, o seu "estado de saúde " é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superfície.

Longe da vista e, frequentemente, do coração, os ecossistemas subterrâneos estão a ser uma oportunidade de aliar conhecimento de todas as disciplinas da área científica e da área geral e da área artística, derrubando barreiras que, embora artificiais, tendem a compartimentar conhecimentos nas cabeças dos nossos alunos.

Mais uma vez se provou que ser possivel aliar e complementar conhecimentos desde idades muito jovens (1° ciclo) até aos mais velhos (secundário).

Estamos muito Felizes por toda a PARTILHA que se verificou no dia 11 de outubro com a Palestra da cientista Doutora Ana Sofia Reboleira.

Acompanhe, partilhe e participe nas Atividades do Clube de Ciência Viva no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos

πŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸΎπŸ•·πŸ›πŸ¦‹πŸ¦–πŸ¦ŸπŸ¦—πŸ¦πŸ˜