Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Informações/Avisos

Exames 2023/2024 (aqui)

Horários - Oferta de Escola (aqui)

Nossos Links

J4R3 Abril2018

Venho desta forma informar que, umaequipa do Clube Einstein, da nossa Escola Secundária,J4R3 Sat Team,foi uma das 15 equipas nacionaisseleccionada, para participar no CanSat Portugal, que é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência espacial Europeia (ESA). 
 A final do CanSat Portugal 2018 terá lugar em Santa Maria, nos Açores, de 26 a 29 de abril. As equipas terão o transporte aéreo entre Lisboa e Santa Maria, bem como as despesas do alojamento e alimentação asseguradas pela organização. Este apoio será apenas para a equipa e o professor acompanhante.
 Esta iniciativa visa desafiar alunos do ensino secundário de todo o país a construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.
 Esta competição dá aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
O Clube Einstein concorreu ao projeto CanSat 2018, com a equipa J4R3 Sat Team, respetivamente:
Janine Koch- 12º A; João Paulo Inocêncio- 11º B, Joana Azevedo- 12º B, José Gil Serro- 12º A, Rafael Gomes- 12º B da Silva; Renata Proda- 12º B, Professora orientadora- Raquel Sarmento Silva
Esta equipa passou  à primeira fase de seleção a 12 de Janeiro de 2018:
" Temos o prazer de informar que a sua equipa foi selecionada para participar na final do CanSat Portugal 2018.
Esta fase da competição foi particularmente difícil, com 39 equipas participantes e projetos de qualidade muito elevada. O júri decidiu selecionar 16 equipas, em vez das 15 previstas, dado que se verificou um empate técnico entre duas propostas. À semelhança do ano anterior, a final do CanSat Portugal 2018 terá lugar em Santa Maria, nos Açores, de 26 a 29 de abril. As equipas terão o transporte aéreo entre Lisboa e Santa Maria, bem como as despesas de alojamento e alimentação assegurados pela organização. Este apoio será apenas para a equipa e o professor acompanhante."
 (e-mail recebido com bastante ansiedade e entusiasmo; muito, muito, muito trabalho nos esperava nos meses seguintes...será que conseguiríamos resolver todos os desafios tão difíceis que o projeto obrigava ??? )
 
Conheça um pouco sobre o nosso projeto (texto partilhado nas Noticias do Gil: 
 O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 
A inciativa desafia alunos do secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar in (CanSat) integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.
Esta competição dá aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
As equipas participantes devem projetar um Cansat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1 Km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos.
Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto espacial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.
O ESRO Portugal organiza desde 2014, uma competição a nível nacional. são selecionados 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional organizado plea ESA.
Cada equipa deve idealizar um projeto para o seu CanSat que integre duas missões obrigatórias designadas por "Missão Primária e Missão Secundária.
Missão Primária: Medição de temperatura do ar; Medição da pressão atmosférica; transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.
Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados, por exemplo calculando a altitude de voo, e organizados em gráficos para apresentação do júri.
A Missão secundária do CanSat será definida pela equipar. A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do Cansat e poderá ser baseada em missões reais de satélite ou numa demonstração da tecnologia existente no Cansat. (Texto da professora Raquel Sarmento Silva)
 
Convidamos toda a equipa da Direção a seguir o desenvolvimento dos nossos trabalhos na página do facebook - J4R3 Sat Team
 
Atenciosamente
Professora organizadora do Clube Einstein e orientadora do Projeto Can Sat 2018, 

 

Raquel Sarmento Silva
 

Sobre o autor

Helena Vieira é professora de Matemática, do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Gil Eanes. É fundadora e coordenadora do 'Notícias do Gil' desde que o criou, em 2008. Leia Mais sobre o autor >>>

 

Ler mais...

 

Links

 

  logoonda

eTwinning Logo    erasmus


Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos