Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

E se fosse eu

 Cartaz

“E se fosse eu?”, um desafio, lançado aos estudantes do ensino básico e secundário, a nível nacional, no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21 de março) para que no próximo dia 6 de abril se coloquem na pele de um refugiado e arrumem a sua mochila como se estivessem a fugir da guerra, a sair da sua casa e deixar o seu país. Antes da partida têm de selecionar as poucas coisas que podem levar consigo num trajeto de milhares de quilómetros. É isso que acontece às famílias de refugiados que partem da Síria, deixando tudo para trás.

O plano é que na primeira aula, a 6 de abril, além deste desafio, seja feita uma reflexão entre o professor e os alunos sobre o que é ser refugiado. Ainda que se trate de uma simulação, o ser-se colocado perante esta experiência vai fazer perceber um pouco melhor o que quer dizer a vida de refugiado.

“E se fosse eu?” é uma iniciativa conjunta da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), da Direção Geral da Educação, do Alto Comissariado para as Migrações e do Conselho Nacional da Juventude,inspirada no projeto “What’s In My Bag?” desenvolvido pelo International Rescue Comitee em colaboração com o fotógrafo Tyler Jump.

Crê-se que esta iniciativa tem uma dimensão importantíssima de educação para a cidadania e de perceber que nenhuma comunidade e nenhum país estão isentos do risco de poder, um dia, ter uma situação de conflito, de crise e ser obrigada a fugir. Mas também representará um exercício de mobilização dos jovens para esta causa do acolhimento e integração dos refugiados.

A propósito da campanha “E se fosse eu?”, Rui Marques, Coordenador da PAR diz tratar-se “de um exercício de empatia com quem foge da guerra na Síria  e procura proteção humanitária. Perceber o que quer dizer deixar tudo para trás, ter de selecionar o que é mais importante e viver só com uma mochila numa jornada de perigos e de incertezas. Queremos fazer com que os jovens reflitam e debatam sobre o que gostariam de encontrar se vivessem esta situação”.

Até ao momento, chegaram a Portugal 149 refugiados distribuídos e acolhidos por várias organizações de todo o país. Mais informações e inscrições sobre a campanha em www.esefosseeu.pt

Na nossa escola serão dinamizadas algumas sessões, de curta duração, nessa manhã, no anfiteatro da escola, conforme inscrições de turmas interessadas.


Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos